terça-feira, 6 de agosto de 2013

O que uma garota tem a ver com uma proposta irrecusável- Jill Mansell

Li esse livro duas vezes e ainda não tinha feito a resenha dele. Então, lá vai:

O livro conta a história de Doug e Lola. Eles eram namorados, se amavam e blá blá blá. Viviam felizes, até Adele, a megera mãe de Dougie aparecer com uma proposta. Ela ofereceu a Lola uma coisa em troca de que ela rompesse seu namoro com Doug. Mas é claro que Lola não aceitou! Essa velha pensava que poderia comprá-la?? Mas acabou que Lola precisou, realmente precisou da tal coisa. Acabou rompendo suas relações com Doug pra ajudar uma pessoa que ela amava muito, e fugiu com sua amiga. Oh, pobre Doug, ficou arrasado. A dor da perda era tão devastadora que ele sentiu como se seu coração pudesse, de verdade, se partir. 

Anos depois, Lola estabelecida financeiramente, trabalhando com o que ela realmente gosta, se encontra com Doug. Tudo o que ela sentia ainda estava lá, e ela tinha certeza que ele também sentia. Mas ele se recusava a admitir, e nem mostrava sinais de que estava interessado nela, ainda mais depois de saber que ela o trocara por uma coisa... No decorrer da história há vários acontecimentos, histórias de outras pessoas envolvidas, como: Gabe, Sally, Nick, Blythe... Lola conhece seu pai verdadeiro (Nick), tenta reaproximá-lo da sua mãe, mas tudo dá errado porque ela está apaixonada por um ursão que se veste mal e tem uma franja de cabelo nos dedos dos pés. Lola se importava muito com a aparência das pessoas. Esquecia de olhar pra dentro delas.

Acontece que Doug tinha uma namorada. Claro, sempre há algo para impedir um casal de ficar junto. Mas ela não era só a namorada de Doug. Ela era a famosa garota inteligente, sabe-tudo, linda, adorada pela sogra, etc. Enfim, tudo o que Lola não era. Mas será que Lola ainda tinha chance? Ela queria saber. Então fez de tudo pra aparecer, impressioná-lo pra ele finalmente ( finalmente!) lembrar que ela era a mulher da vida dele. Mas como Lola diz: isso não é uma história perfeita, nem um conto de fadas. 

Enquanto Lola tentava reconquistar Dougie, outros romances rolam por aí. Mas vou falar apenas sobre a personagem principal. Apareceu outro cara na vida dela, porém ele não era Doug, então não foi pra frente. Mas afinal, por que Lola precisara daquela coisa anos atrás? Nick fez essa pergunta a Doug, e o deixou pensando. Quem era tão importante assim pra ela, a ponto de ela aceitar a proposta? E será que Dougie vai conseguir descobrir e perdoá-la? 


Me identifiquei bastante com a paixão por livros de Lola; e também pela sua frequência de criar fantasias. Amei a escrita engraçada e inteligente de Jill Mansell e a forma com que ela lembra durante o livro inteiro que isso não é um conto de fadas, não é uma história perfeita daqueles programas de tv, não é um livro do Nicholas Sparks, nem um romance de Stephanie Perkins. Isso foi o que mais gostei. E, realmente, não era nada ficcional. Era tão real, que pareceu-me uma história verídica. 
Mas, como TANTOS outros escritores, Jill Mansell NÃO DESCREVE OS PERSONAGENS! Isso é horrível, não tem como ser pior! Todos os escritores que se prezam deveriam descrever seus próprios personagens! Pense sobre isso, Jill Mansell, e escreva um livro mais detalhista, talvez. Esse foi um dos melhores livros que eu já li, um dos mais engraçados e legais. Ele parece ser um romance chato e etc, mas confiem em mim, ele definitivamente não é! É perfeito! E pensar que tudo começou com um daquelas propagandas que vêm dentro de alguns livros que a gente compra. Eles podem trazer a propaganda do melhor livro que você vai ler na vida. Dê valor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário